Saiba mais sobre o Prouni Recife
Em 2023, a Prefeitura do Recife resolveu atualizar o seu Programa Universidade Para Todos, com objetivo de ampliar a oferta de vagas e proporcionar a entrada de mais recifenses a um ensino de qualidade e no mercado de trabalho.
Com isso, através da Lei Municipal nº 19.086, de 30 de junho de 2023, surge o NOVO PROUNI E PROTEC RECIFE! Programa que oferta bolsas de estudos integrais em Instituição de Ensino Superior e Ensino Técnico.
Podem participar do NOVO PROUNI E PROTEC RECIFE os cidadãos que atendam as condições abaixo:
o ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
o ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior ao edital, com média mínima de 450 pontos e ter obtido nota superior a zero na prova de redação. Quanto maior a nota, maiores as chances de obter a bolsa;
o comprovar renda bruta familiar, per capita, de até 02(dois) salários mínimos;
o comprovar residência no Município do Recife por, no mínimo, 03(três) anos, contados da data de inscrição no programa;
o não possuir diploma de nível superior.
As inscrições para o processo seletivo do NOVO PROUNI E PROTEC RECIFE serão efetuadas aqui mesmo. Basta clicar em "INSCRIÇÃO", realizar seu cadastro, escolher seu curso e torcer!
Sim, o NOVO PROUNI E PROTEC Recife é estendido aos professores da rede pública de ensino da cidade, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
As bolsas são para os cursos de pedagogia, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos aos estudantes.
A conta é bem simples.
A renda bruta familiar per capita é o resultado da soma da renda mensal de todos os componentes do grupo familiar, dividido pelo número de componentes que seriam, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residentes na mesma moradia, relacionadas a ele pelo seguinte parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), irmã(o) ou avô(ó).
Estudantes: no caso de notas idênticas, será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
o I - maior nota na redação;
o II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
o III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
o IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
o V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Professor: primeiramente, a preferência pelo critério de maior idade e, em segundo lugar, o de maior tempo de serviço público em atividade na rede pública de educação básica do Município do Recife.
Ingressou até 2023.1:
O bolsista precisa ser APROVADO (rendimento satisfatório) em no mínimo 75% das disciplinas no semestre.
Exemplo: Se você cursa 3 disciplinas, não pode reprovar em nenhuma. Se você cursa de 4 a 7 disciplinas, só pode reprovar em 1. Se você cursa de 8 a 10 disciplinas, só pode reprovar em 2.
Ingressou a partir de 2024.1:
O bolsista precisa ter APROVAÇÃO em 100% das disciplinas no semestre.
Os bolsistas que ingressaram no programa até 2023.1 poderão realizar a troca para cursos de áreas afins. Desde que a instituição de destino possua vaga disponível para o curso e turno desejado.
Já aqueles que ingressaram a partir de 2014.1 não poderão realizar troca de cursos e/ou instituição. Somente será permitida a troca nos casos em que um curso e/ou instituição encerre suas atividades na cidade.
Sim!
A troca de turno será permitida somente nos casos em que não gere ônus para o município e deverá ser feita diretamente pelo estudante com a instituição de ensino.